O Assoalho Pélvico

O Assoalho pélvico (ou períneo) é uma estrutura complexa, formada por músculos, ligamentos e fáscias. Localiza-se na pelve, entre o púbis e o cóccix, e tem a função de suportar os órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto), manter a continência urinária e fecal, além de ser de importância fundamental na função sexual.

Os músculos do assoalho pélvico também desempenham diversas funções necessárias para manter a boa condição física do corpo, e como quaisquer outros músculos estão sujeitos ao enfraquecimento, seja pelo tempo ou por outras condições adversas.

Como consequência do enfraquecimento dessa musculatura, muitas pessoas (em qualquer faixa etária) podem passar a apresentar alterações urinárias e fecais, além de prolapsos genitais (descida de órgãos pélvicos).

Alguns problemas neurológicos (como AVCs, lesão medular, esclerose múltipla, doença de Parkinson) também podem ocasionar alterações não apenas da musculatura perineal como também no funcionamento da bexiga e intestino.

Outro prejuízo à saúde bastante comum é a queda no desempenho sexual, pois no caso das mulheres, com a diminuição da força desses músculos há uma sensível queda na pressão intravaginal, o que dificulta o ato sexual tanto para a mulher quanto para seu parceiro.

Esses desconfortos prejudicam bastante a qualidade de vida, podendo causar graves prejuízos na vida social das pessoas, além de serem potenciais fatores de distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão e angústia.