Um ano!!!! Fotinhos do nosso espaço de Pilates!
17 de Abril de 2015
Show all

Pilates e Hidratação

Pilates e Hidratação

A hidratação é extremamente importante para a manutenção da saúde e também para potencializar os benefícios do Pilates.

Durante os exercícios, principalmente em dias quentes, há muita perda de líquidos pelo suor e sem a reposição adequada os praticantes ficam vulneráveis à desidratação. Por isso é imprescindível a ingestão de líquidos (preferencialmente não industrializados).

 

Nosso corpo é composto majoritariamente por água e quando esse componente começa a faltar, o organismo inteiro começa a sentir os efeitos: pele, cabelos e unhas ressecam e os órgãos trabalham com dificuldade.

A desidratação pode diminuir a disposição e comprometer o desempenho no exercício e nas próprias atividades vitais do organismo. Mesmo uma perda de 2% do peso corporal através do suor pode representar um problema.

Para evitar a desidratação e obter o máximo da sessão de PILATES, ingira líquidos durante o dia todo, antes e depois da sessão. Tenha sempre uma garrafa de água por perto.

Especialistas recomendam que o saudável é que sejam ingeridos pelo menos 2 litros de água por dia. Quem pratica algum tipo de atividade física deve procurar ingerir pelo menos 500 mL (2 copos) de líquidos 2 a 3 horas antes do exercício e mais 250 mL (1 copo) entre 10 e 20 minutos antes da prática. Durante as sessões recomenda-se a ingestão de no máximo 200mL de água ou isotônicos a cada 20 minutos.

A hidratação após as sessões é muito importante, pois além de recuperar a água perdida durante a prática, também serve para potencializar os efeitos do exercício sobre o organismo. Para repor os líquidos perdidos após as sessões dê preferência ao consumo de frutas frescas e a ingestão de água ou sucos naturais (em torno de 600 a 1200 mL por hora de exercício), procurando evitar a ingestão de produtos industrializados e bebidas alcoólicas.

Os comentários estão encerrados.