Pilates para Idosos

 
 

Principais benefícios:

  • Melhora a mobilidade e fortalece a coluna, diminuindo as dores;
  • Trabalha os músculos e melhora a coordenação;
  • Melhora a circulação e o condicionamento cardiovascular;
  • Contribui para a manutenção ou aumento da densidade óssea;
  • Melhora a condição física, auxiliando a conservação da massa muscular.

Não é de hoje que as pessoas da terceira idade estão buscando se manter mais ativas para cuidar cada vez mais da saúde.

Por mais saudável que se viva, com a idade ocorre um desgaste progressivo do corpo, fazendo com que seja necessária a prática de atividades cuidadosas e direcionadas para melhorar a qualidade de vida.

pilates idosos

Durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular, diminuindo o metabolismo e reduzindo a densidade óssea, tornando a pessoa mais vulnerável a inúmeros problemas na coluna, articulações e no coração.

O método Pilates para idosos, é uma das melhores alternativas para as pessoas nessa fase da vida pois combina exercícios de baixo impacto com o trabalho de músculos específicos, a coordenação e o fortalecimento, auxiliando na conservação da massa muscular e no condicionamento cardiovascular.

O Pilates é um exercício físico de baixo impacto, o que o torna seguro. Atua principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tensionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

pilates idosos

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.

Os benefícios do Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

O que poucos sabem, é que muitos especialistas descrevem o Pilates como uma atividade perfeita para idosos, pois além dos seus diversos benefícios, ele contribui para o aumento da independência, alivia as dores, diminui a insônia, além de poder melhorar os sintomas de diversos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, o Parkinson, derrames cerebrais, etc.