Pilates para gestantes

Durante a gravidez, uma série de mudanças chegam rapidamente e podem causar uma série de desconfortos e dores.

O Pilates para gestantes ajuda bastante a aliviar as dores,trazendo equilíbrio e conforto para a mulher.

Não se pode afirmar que uma mulher ativa terá com certeza um parto normal, mas há uma grande chance de isso acontecer, em comparação com uma gestante sedentária.

Existem muitas atividades indicadas durante esse período, cada uma com a sua restrição. O Pilates para gestante é uma excelente escolha já que trabalha de uma maneira global tanto o fortalecimento, como o alongamento. Além de utilizar a respiração durante todos os exercícios, o que facilita a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo.

Os exercícios de Pilates para gestante são adaptados para cada trimestre e para a condição física de cada mulher, além de serem executados de forma lenta e controlados para que não haja risco nenhum tanto para a mulher quanto para o seu bebê.

Se a gestante ainda não pratica Pilates, o ideal é aguardar o primeiro trimestre antes de iniciar qualquer tipo de prática de exercícios físicos, após esse período, e havendo liberação do seu médico de confiança, já é possível começar um programa de Pilates Clínico para Gestantes.

Não existem, exercícios de Pilates restritos para gestantes, mas é recomendável que as sessões sejam acompanhadas atentamente por um profissional capacitado que saberá que tipo de exercícios serão mais benéficos e menos arriscados.

O ideal é que no segundo trimestre o Pilates seja praticado em uma frequência de duas vezes por semana, e durante o terceiro a prática seja intercalada por sessões de Fisioterapia Pélvica para Gestantes. A gestante pode praticar tranquilamente até o oitavo mês, mas o que vai definir a hora de parar é o tamanho e o peso da barriga que, a essa altura, podem causar desconfortos maiores.

Os principais benefícios da prática de Pilates para gestante são:

Estabilização da coluna lombar, diminuindo as dores;
Fortalecimento de assoalho pélvico;
Não sobrecarrega as articulações; é de baixo impacto.